Charmosos, com olhos grandes e pelos lustrosos, os gatos parecem nascer prontos para serem fotografados. Mas não é tão fácil quanto parece.
Cheios de personalidade e ágeis na hora de se esconder, os felinos domésticos podem fazer com que uma sessão de fotos em casa se transforme em um “safári”.
É o que conta a fotógrafa Giane Portal, 36, que se especializou em tirar fotos dos animais há oito anos e leva um estúdio móvel à casa dos clientes.
“Eu tenho que ir atrás deles, quase como um fotógrafo na natureza e só depois faço uma bateria de fotos no estúdio”, contou ela.
Para ajudar no seu trabalho, a fotógrafa de Porto Alegre estudou um pouco de psicologia felina e conta que, para fotografar os animais, o melhor é chegar de mansinho.
“Não adianta chegar fazendo carinho, querendo afofar. O melhor é esperar eles se aproximarem e só quando eles estiverem bem à vontade é que eu começo a montar o equipamento”.
Outra dica é usar os objetos do gato, para que ele se familiarize com o espaço.
“Fora a paciência, também levo uns brinquedinhos, petiscos e uso objetos da própria casa. Por exemplo, coloco a caminha no estúdio até o gato se ambientar”, explicou.
Quando os gatos se acostumam com o novo ambiente, Giane conta que eles até “posam” para foto.
“Eles interpretam com atenção. Tem um gato meu que quando ele percebe que eu estou com a câmera voltada para algum outro gato, ele tenta se inserir. Eu brinco que é para aparecer na foto, mas na verdade é para ele entrar no meu campo de visão”, diz.
Mas desde que começou, nem sempre dá tudo certo. Giane contou que os animais podem estranhar seu equipamento, que pode estar com cheiro de outro gato.
“Um cliente tinha cinco gatos. Quando cheguei, um gatinho sociável super fofo se aproximou. Quando ele foi cheirar o equipamento ele ficou arisco e assustou a turma toda”, contou.
Publicitária de formação, Giane começou a tirar fotos dos felinos por acaso, quando comprou uma câmera digital. O aparelho era grande demais para deixar na bolsa e ela começou a usá-la só em casa para tirar fotos de seus dois gatos.
Giane resolveu publicá-las primeiro em um Fotolog e depois em um Flickr, que recebeu o nome deFofuras Felinas e começaram a fazer sucesso na internet:
“Comecei a ter muito retorno das fotos. Muita gente querendo comprá-las para usar em publicidade, calendário”, conta. Muitas de suas fotos vão parar no Japão e na Europa.
Já o trabalho de ir na casa das pessoas começou em 2010.
“Fotografei a gatinha de uma amiga e ela mostrou para criadora e a menina se apaixonou e me chamou para fotografar o gato dela. Esse foi o meu primeiro book e a partir daí eu comecei. Muita gente que tem gato quer um registro”, contou.
Fonte: F5
Nenhum comentário:
Postar um comentário