quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Acne Felina


A acne nos gatos passa despercebida por grande parte dos proprietários e veterinários também. Demorou um bom tempo até que eu descobrisse o nome da doença.  Aqui na minha cidade o Arthur usou vários paliativos antes de conseguirmos uma veterinária especialista em dermato para conseguir tratá-lo com eficácia. Antes disso só soube da doença após pesquisar em sites de outros países. 

As glândulas sebáceas nos mamíferos secretam óleos que lubrificam a pele, evitando irritações e ressecamento. Essas glândulas são encontradas no dorso, pálpebras, queixo, base da cauda e lábios, conectadas aos folículos capilares.Elas também são responsáveis pelas marcações de território dos gatos, explicando os motivos que eles esfregam costumeiramente o rosto e o queixo nos objetos e com o tempo é possível observar manchas oleosas onde os animais se esfregam. 

Quando estes folículos se entopem de impurezas se transformam em cravos pretos. Quando estes inflamam e se tornam infeccionados, com pus, é neste estágio que começam a irritar o gato, fazendo com que se cocem e comecem a se machucar, às vezes, seriamente. Infecções oportunistas mais sérias também podem aparecer por estes ferimentos, especialmente em gatos não-castrados que têm acesso à rua ( vários gatinhos dos Felinos Urbanos apresentam acne felina em diversos estágios )

acne felina em estágio inicial ( Felino Urbano  #16 )
acne felina em estágio mediano ( Felina Urbana #1 )
acne felina em estado grave 

Apesar de não ter causas definidas, sabemos que a acne está ligada à higiene, pode aparecer por mudanças climáticas, stress e outras alterações no sistema imunológico do animal. 

O melhor modo de evitar a doença é examinar frequentemente o queixo e mucosas do gatinho, procurando por pontos de "sujeira" . Limpar a área com água morna em um algodão ajuda, mas apenas nos casos bem iniciais da doença. Se os cravos forem numerosos e espalhados, é hora de procurar um veterinário especialista antes que se tornem infeccionados. 

Potes de plástico devem ser evitados, são uma das principais razões para o aparecimento da acne felina. 
O plástico, com o uso contínuo, vai se deteriorando e mesmo em espaços microscópicos, bactérias e sujeira se acumulam. Alguns estudos também indicam que há animais alérgicos ao plástico.

Recomendo potes de inox ou de melamina, tanto para cães e gatos, pela qualidade do material e também pela facilidade da limpeza. É necessário lavar os comedouros e bebedouros pelo menos uma vez por dia, com sabão. 

Escaldar os pratos também aumenta a higienização dos mesmos. 
Aqui escaldo os potinhos do Arthur toda semana, ou no minimo de 15 em 15 dias. 

comedouro de melamina do Arthur 
Comedouros e bebedouros desses materiais não são caros e duram bastante, um ótimo investimento na saúde do gatinho :) 

Desde o tratamento com a Dra.Jackeline Rodrigues ( muito obrigada! ) o Arthur nunca mais teve uma recaída, mas também faço a minha parte para garantir que a doença não volte. 

É importante frisar que a acne felina não é "frescura". Apesar de não ser fatal, é uma doença dermatológica, chata, incomoda o animal, precisa de atenção e manejo constantes para evitar recaídas e piora. 

E não atinge somente gatos, cães também são afetados.

acne severa em filhote

Acredito que não custa nada um cuidado extra para manter o seu bichinho confortável :) 

Para saber mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário