A acne nos gatos passa despercebida por grande parte dos proprietários e veterinários também. Demorou um bom tempo até que eu descobrisse o nome da doença. Aqui na minha cidade o Arthur usou vários paliativos antes de conseguirmos uma veterinária especialista em dermato para conseguir tratá-lo com eficácia. Antes disso só soube da doença após pesquisar em sites de outros países.
As glândulas sebáceas nos mamíferos secretam óleos que lubrificam a pele, evitando irritações e ressecamento. Essas glândulas são encontradas no dorso, pálpebras, queixo, base da cauda e lábios, conectadas aos folículos capilares.Elas também são responsáveis pelas marcações de território dos gatos, explicando os motivos que eles esfregam costumeiramente o rosto e o queixo nos objetos e com o tempo é possível observar manchas oleosas onde os animais se esfregam.
Quando estes folículos se entopem de impurezas se transformam em cravos pretos. Quando estes inflamam e se tornam infeccionados, com pus, é neste estágio que começam a irritar o gato, fazendo com que se cocem e comecem a se machucar, às vezes, seriamente. Infecções oportunistas mais sérias também podem aparecer por estes ferimentos, especialmente em gatos não-castrados que têm acesso à rua ( vários gatinhos dos Felinos Urbanos apresentam acne felina em diversos estágios )
acne felina em estágio inicial ( Felino Urbano #16 ) |
acne felina em estágio mediano ( Felina Urbana #1 ) |
acne felina em estado grave |
Apesar de não ter causas definidas, sabemos que a acne está ligada à higiene, pode aparecer por mudanças climáticas, stress e outras alterações no sistema imunológico do animal.
O melhor modo de evitar a doença é examinar frequentemente o queixo e mucosas do gatinho, procurando por pontos de "sujeira" . Limpar a área com água morna em um algodão ajuda, mas apenas nos casos bem iniciais da doença. Se os cravos forem numerosos e espalhados, é hora de procurar um veterinário especialista antes que se tornem infeccionados.
Potes de plástico devem ser evitados, são uma das principais razões para o aparecimento da acne felina.
O plástico, com o uso contínuo, vai se deteriorando e mesmo em espaços microscópicos, bactérias e sujeira se acumulam. Alguns estudos também indicam que há animais alérgicos ao plástico.
Recomendo potes de inox ou de melamina, tanto para cães e gatos, pela qualidade do material e também pela facilidade da limpeza. É necessário lavar os comedouros e bebedouros pelo menos uma vez por dia, com sabão.
Escaldar os pratos também aumenta a higienização dos mesmos.
Aqui escaldo os potinhos do Arthur toda semana, ou no minimo de 15 em 15 dias.
comedouro de melamina do Arthur |
Comedouros e bebedouros desses materiais não são caros e duram bastante, um ótimo investimento na saúde do gatinho :)
Desde o tratamento com a Dra.Jackeline Rodrigues ( muito obrigada! ) o Arthur nunca mais teve uma recaída, mas também faço a minha parte para garantir que a doença não volte.
É importante frisar que a acne felina não é "frescura". Apesar de não ser fatal, é uma doença dermatológica, chata, incomoda o animal, precisa de atenção e manejo constantes para evitar recaídas e piora.
E não atinge somente gatos, cães também são afetados.
Acredito que não custa nada um cuidado extra para manter o seu bichinho confortável :)
acne severa em filhote |
Acredito que não custa nada um cuidado extra para manter o seu bichinho confortável :)
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário