quarta-feira, 4 de julho de 2012

GATO PRETO: AZAR É NÃO TER UM!



Há toda uma superstição negativa que envolve o nosso amigo felino de pelagem negra. Para alguns, basta apenas um indefeso gatinho preto cruzar seu caminho, que acreditam estar sentenciados ao azar. Essa “história” vem sido trazida desde os tempos da idade média, quando acreditava-se que bruxas se transformavam em gatos pretos, como uma forma de disfarce, para que pudessem realizar seus atos macabros de feitiçaria e magia negra sem serem capturadas e queimadas pelos inquisidores.
Hoje, em tempos onde já se sabe que a Terra não é o centro do Universo, e já cogita-se até em cura para a AIDS, ainda há pessoas que acreditam que o gatinho preto da vizinha é um enviado do capeta para assolar as vidas das pessoas de bem. É por essa e outras crenças idiotas, que acredito que o mundo está bem longe de ser um lugar de paz e harmonia. O que o pobre gatinho tem a ver com azar?
Como sou uma eterna “maria-junta-gato”, pela minha jornada felina já recolhi muitos gatos de rua, e muitos desses gatos eram pretos. Dá pra ver nesse tipo de coisa o quanto o pessoal é preconceituoso com o bichinho. E quando eu fazia doação de ninhadas encontradas, ou até mesmo de  filhotes das minhas gatas, os filhotinhos pretos sempre eram os últimos à serem adotados por alguém, ou até mesmo, ninguém adotava. Nós ficávamos com eles porque ninguém os queria. Nas clínicas veterinárias e casas agropecuárias que tem espaço pra doação, a maioria são gatinhos pretos. Boa parte dos gatos de rua são pretos.
Deu pra perceber o quanto os gatos pretos são excluídos, não é? Gato preto só dá azar de não ter um! ou de não gostar deles! são animais lindos, que comparo à beleza das raríssimas onças-negras. Principalmente quando bem cuidados, os gatos pretos de pêlo curto, ficam com a pelagem lisa e brilhosa, lembrando cetim preto.
Tive vários gatos pretos, inclusive uma gatinha preta que tinha muita sorte! Ela foi abandonada em minha casa, e nós a adotamos. Depois de uns tempos, ela ficou prenhe e foi atropelada, sobreviveu e ficou com as perninhas quebradas e teve o parto normalmente, todos os filhotes nasceram saudáveis e bonitos. Depois de uns tempos alguém que não gostava muito de gatos pretos, resolveu dar uma pedrada ou uma paulada na cabeça dela para matá-la, mas ela não só sobreviveu, como voltou pra casa pedindo ajuda. Apenas perdeu um olho, mas está super bem de saúde. Ela venceu e sobreviveu à todas essas adversidades, e ainda nos trouxe muita alegria! é pura Sorte!
Tem gente que é devoto de São Francisco, mas não pode ver um gato preto na frente que já acha que o animalzinho é do mau e tem pacto com o capeta. Tem gente que se diz tão bondoso, mas dá veneno pro gatinho preto da vizinha para matá-lo. Outros, compram um gato Persa de mais de mil reais, mas não adotam um gatinho preto, que traria o mesmo amor, alegria e carinho que um gato dá. Para todas essas pessoas, digo: é hora de rever seus conceitos. É esse tipo de preconceito que matou tanta gente, e ainda mata pessoas inocentes todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário