O cão da raça "samoieda" adoeceu e foi diagnosticado dois tipos de Erlichia - mais conhecida como a doença do carrapato. A veterinária, que também é proprietária da clínica, medicou o animal com a aplicação de quatro doses do medicamento "Diaseg", além de duas caixas de Flotril 50 mg.
A médica veterinária foi acusada de negligência e imperícia, já a indústria que fabricou os medicamentos foi considerada culpada pela autora devido a ausência de instruções claras na bula do medicamento Diaseg, em especial quanto às contra-indicações, reações adversas e interações medicamentosas.
Em sua contestação, a veterinária argumentou que os exames realizados no cão constataram que o animal estava acometido da doença do carrapato (Erhlichiose canina), "um mal que aflige a capital potiguar, e que não possui cura". A médica assegurou que esclareceu à autora sobre o tratamento e explicou à dona do cão, todas as reações colaterais dos medicamentos prescritos.
Já a empresa que fabrica o remédio, apresentou contestação informando que os medicamentos Diaseg e Flotril são fármacos veterinários devidamente testados e aprovados por médicos e consumidores. Afirmam ainda que a bula traz todas as informações necessárias e que "a autora não juntou nos autos qualquer recibo ou nota fiscal que comprove o valor pago pelo cachorro, de R$ 2 mil, nem que o mesmo é pedigree".
O magistrado considerou a opinião técnica de vários profissionais da área de medicina veterinária na sua decisão, além do contrato de prestação de serviço, onde está expressa a informação de que a obrigação que tais profissionais assumem é uma obrigação de "meio" e não de "resultado". O juiz condenou a proprietária do cão a pagar as custas e despesas processuais, bem como os honorários advocatícios no valor de R$ 500,00.
Com informações do TJRN
Nota da redação: ESTAMOS ENTRANDO COM RECURSO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
NÃO DEIXAREMOS QUE MAIS ANIMAIS DE QUALQUER RAÇA MORRA PELO USO INDEVIDO DA MEDICAÇÃO DIASEG.EXISTEM TESES DE MESTRADOS E DOUTORADOS AFIRMANDO QUE O USO DESSA MEDICAÇÃO MATA O ANIMAL.
PORQUE SERÁ QUE OS VETERINÁRIOS NEGAM QUE USAM A MEDICAÇÃO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário