sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESCOLA ENSINA SOBRE POSSE RESPONSÁVEL NA PRÁTICA

Projeto resgata cães e gatos abandonados e educa os alunos para a valorização e respeito aos animais


Por considerar a presença dos animais necessária para prática pedagógica, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, em Porto Alegre, criou uma área coberta e cercada para abrigar os cães e gatos e implantou o projeto “Vira-latas: Adote essa ideia”.
Animais de rua ou que sofreram maus tratos são recolhidos pelos professores, funcionários e alunos. Com o subsídio desses professores, os animais são vacinados, vermifugados, castrados e alimentados.
Os alunos acompanham todo processo e auxiliam nos cuidados; como na medicação, no banho e alimentação. Apenas quando o animal está saudável, vai para adoção.  A vice- diretora da escola e coordenadora do projeto, Gabriela de Camillis comenta que a criança que vive essa experiência saberá valorizar, na idade adulta, o respeito aos animais.
Parabéns a esses professores e a todos os outros que contribuem na formação de cidadãos conscientes.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cem gatos que mudaram a civilização


Cem gatos que mudaram a civilização - Os gatos mais influentes da história
(Sam Stall)

Sinopse: Se você não acredita que um gato tem a capacidade de alterar a civilização, então obviamente nunca ouviu falar de Tibbles, o gato que, sozinho, eliminou uma espécie inteira. Ou de Ahmedabad, um gatinho siamês que despertou uma revolta por todo o Paquistão. Ou de Snowball, o gato que ajudou a condenar dezenas de assassinos e criminosos. Ou de Felix, o primeiro gato a explorar o espaço.
Esses são apenas quatro dos 100 gatos que mudaram a civilização, e este livro homenageia suas extraordinárias contribuições à ciência, à história, às artes, à política, à religião e muito mais. Você conhecerá um gato que entrou com um processo e gatos que inspiraram grandes trabalhos de literatura e música clássica. Você até irá conhecer um gato que telefonou para a polícia para salvar a vida do seu dono. Essas histórias verdadeiras, lindamente contadas, são um tributo à inteligência, à bravura e à natureza amorosa dos gatos do mundo todo.


Eu estava de olho neste livro há tempos... mas sempe acabava passando outro na frente... Até que resolvi que leria para resenhar este mês aqui no TG. E valeu a pena.


O livro nos conta a história de cem gatos que, de alguma forma, contribuíram para a história mundial. Seja nas ciências, como no caso de Snowball, um gato branco que, com seu DNA, ajudou na captura de um assassino, na literatura, como no caso do gato de Edgar Alan Poe, o qual inspirou o conto "O Gato Preto", na política, quando lemos sobre os gatos que já viveram na Casa Branca e até no Parlamento Inglês, ou ainda quando descobrimos que existiram muitos gatos heróis (estas e as histórias dos gatos que influenciaram a literatura são as minhas preferidas!! rs)!


As histórias são bem curtinhas de, no máximo, duas páginas, mas são muito interessantes (aliás o livro é bem pequeno, estilo "pocket", porém com capa dura!! muito fofo!!!).


A leitura é bem fácil e fluída e muito prazerosa, afinal, qual gateiro não gosta de saber histórias magnifícas sobre seus amados bichanos?


Ao longo da leitura também podemos perceber o quanto é indispensável a "posse responsável", ou seja, dentre outras coisas, não deixar seu gatinho ter acesso às ruas, algo que, pelo que podemos notar durante o livro, é algo que vem melhorando ao longo dos tempos, porém ainda falta muito para que todos se conscientizem da importância da criação "indoor".


"Cem gatos que mudaram a civilização" é presença obrigatória na estante de todo gateiro que queira aprender mais sobre a história dos felinos (e um pouco de cultura mundial também - que não faz mal à ninguém... rs).


Laura
www.gatosnabiblioteca.blogspot.com
@GatosBiblioteca

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Qual o signo do seu gato???

Foto: Giane Portal - gianeportal.wordpress.com
 Quem é gateiro sabe que cada gato é diferente e tem uma personalidade bem própria, apesar das características em comum que lhe conferem a inconfundível felinidade. Mas você sabia que essas diferenças, além de estarem relacionadas com a raça ou linhagem do seu gatinho, também podem estar relacionadas com a sua data de aniversário?

Assim como acontece com os seres humanos, a astrologia pode dar dicas a respeito do comportamento do seu gato. Claro que para uma análise detalhada, o correto seria montar o mapa astral detalhado do felino. Mas se muitas vezes já temos dificuldade de saber o dia exato do nascimento dos nossos bichos, imagina saber também o horário.

De qualquer maneira, o conhecimento do signo solar, relacionado com o mês de nascimento, pode trazer dados interessantes sobre o comportamento do seu gato. De uma astróloga que é gateira, ou melhor, de uma gateira que é astróloga, seguem aqui algumas considerações sobre O Signo do seu gatinho.

Além de citar as características dos gatos de cada signo, decidi também eleger alguns traços próprios do comportamento felino e associá-los aos signos do zodíaco, assim você também pode entrar em contato com sua própria gatice.

Áries (Carneiro) - 21/3 - 20/4

Característica felina que fica destacada: A “atleticidade”.

A primeira coisa que fica evidente, até mesmo para quem não convive com os gatos, é sua incrível capacidade e habilidade física. Os saltos incríveis, a velocidade da corrida, a rapidez e precisão dos movimentos. Esses traços atléticos podem ser relacionados ao ativo signo de Áries.
Os gatos arianos, além de possuírem essa característica atlética de forma bastante evidente, tendem a ser alegres, entusiasmados e imediatistas. Adoram atividades físicas e podem apresentar uma forte impulsividade, então todo cuidado é pouco quando o assunto é acidentes. Gatinhos arianos adoram aprontar e arranjar confusão. São muito espontâneos, calorosos e vivazes.

Touro - 21/4 - 20/5

Característica felina que fica destacada: O gosto por conforto.

Quem tem gato sabe: eles sempre elegem os melhores lugares da casa como sendo deles. Até o gatinho que foi resgatado das condições mais adversas logo se acostuma ao conforto de uma cama fofinha, e essa característica pode ser relacionada ao signo de Touro.
Além disso, os gatos taurinos costumam ter movimentos muito elegantes e são bastante sensuais. Não pode faltar comida no prato e um lugar confortável para suas longas horas de sono. Devem ser estimulados ao exercício para evitar a obesidade. Gatinhos de touro são teimosos e bastante possessivos com seus pertences. E se você comprar uma coisa linda e cara – pode ter certeza que o gatinho de Touro achará que se trata de um presente para ele.

Gêmeos - 21/5 - 20/6

Característica felina que fica destacada: A curiosidade.

Uma das características mais comumente associadas aos gatos - a curiosidade - está sem dúvida relacionada ao inquieto signo de gêmeos.
Além de serem extremamente curiosos, são também muitas vezes dispersivos, pois se em um momento alguma coisa lhes chama a atenção, no segundo seguinte já estão respondendo a um estímulo diferente. Ficam constantemente em estado de alerta a procura de novidades. Precisam de muita variedade na sua vida para não se entediarem. Coisas simples, como brinquedos novos, mesmo os improvisados em casa, tendem a fazer a alegria do gato geminiano. Adoram vocalizar, tendem a ser muito comunicativos e engraçados.

Câncer (Caranguejo) - 21/6 - 21/7

Característica felina que fica destacada: A sensibilidade.

A conhecida sensibilidade felina pode ser relacionada ao signo de Câncer. Além de ser muito sensível ao ambiente, o gato também apresenta uma sensibilidade especial em relação ao estado emocional daqueles que o cercam.
O gato canceriano tende a ser muito afetivo com sua família, seja ela humana ou felina. Caseiro, precisa de um cantinho bem aconchegante para descansar e um pratinho de comida bem apetitosa não pode faltar. Tende a gostar de colo, carinhos, chamegos, ficar bem junto mesmo. Mudanças de humor são constantes e podem apresentar temperamento bastante territorialista.

Leão - 22/7 - 22/8

Característica felina que fica destacada: O gosto por jogos e brincadeiras.

Gatos amam brincadeiras e jogos diversos, além de serem exímios caçadores. Esses traços de personalidade podem ser associados ao signo atribuído ao seu parente no reino das selvas, o poderoso Leão.
A brincadeira é uma forma de treinar a caçada, e a caçada é para eles uma brincadeira. Quem convive com gatos sabe que, mesmo domesticados, eles nunca abandonaram completamente seu lado selvagem. Altivos e majestosos, os gatos leoninos adoram ser o centro do mundo. Tanto que podem acabar aprontando o que não devem, só para chamar a atenção. De temperamento apaixonado, intenso e generoso, adoram ser elogiados e admirados.

Virgem - 23/8 - 22/9

Característica felina que fica destacada: O asseio.

A higiene é um atributo diretamente relacionado ao signo de Virgem, e gatos adoram limpeza, tanto é que desenvolveram um mecanismo natural para se banhar. Nunca deixe a caixinha de areia de um gato muito suja. Com certeza isso irá acarretar em protestos que deixam bem claro o quanto ele não gostou da situação!
É o tipo de gato que ama deitar em cima da roupa que acabou de sair da máquina de lavar. Sua caminha também deve estar sempre em boas condições, sem poeira ou pelos acumulados. Gosta de rotina e regularidade em seu dia a dia. Vai reclamar quando alguma coisa não estiver ao seu agrado, pois são muito exigentes. Gatos virginianos também são muito curiosos e farão de tudo para agradar seus humanos.

Libra (Balança) - 23/9 - 22/10

Característica felina que fica destacada: A sociabilidade.

Embora exista o mito de que gatos são animais solitários, basta observar com um pouquinho de atenção para chegar à conclusão de que isso não é verdadeiro. Embora não cacem em bando como os cães, gatos são extremamente sociáveis com humanos e entre si, convivendo muitas vezes em colônias mesmo quando vivem nas ruas. E o gosto por companhia, por estar com o outro, é diretamente relacionado ao signo de Libra.
Dotados de muita elegância, os gatos librianos também adoram fazer um charme! São muito manhosos e adoram visitas. Apreciam ambientes pacíficos e harmônicos, ficam muito chateados e perturbados quando há brigas ou muita bagunça.

Escorpião - 23/10 - 21/11

Característica felina que fica destacada: O mistério.

Gatos são puro mistério, e mistério é um atributo do enigmático signo de Escorpião. Parecem sempre conhecer algo que não conhecemos. Nos olham nos olhos e enxergam nossa alma.
Desconfiados por natureza, os gatinhos de Escorpião demoram a se entregar, mas uma vez que o fazem estabelecem uma relação bastante intensa com o humano ou outros felinos, envolvendo possessividade e ciúmes. São dominadores e dotados de uma grande quantidade de energia física, que extravasam em exercícios que desafiam a lei da gravidade. Podem ser bastante destruidores, seja por diversão ou por marcação de território. O famoso dom da invisibilidade também é especialidade dos gatos deste signo, quando eles querem se esconder, não tem quem encontre.

Sagitário - 22/11 - 21/12

Característica felina que fica destacada: A liberdade.

Você nunca vai conseguir obrigar um gato a fazer algo que ele não queria. No máximo pode tentar fazê-lo concordar com você. Não lidam bem com limites e restrições. O senso de liberdade de espírito está diretamente conectado com o signo de Sagitário.
Gatos sagitarianos adoram uma aventura, então certifique-se de que sua casa sempre tenha novidades para ele explorar! Caminhas e arranhadores colocados em locais diferentes, túneis, caixas de papelão, cadeiras e poltronas reposicionadas farão a alegria do seu gatinho. Gatos desse signo costumam ser muito bem dispostos, bem humorados e de bem com a vida. Não são de guardar rancor. Podem ser atrapalhados e muito engraçados.

Capricórnio - 22/12 - 20/1

Característica felina que fica destacada: O gosto por lugares altos.

Gatos adoram lugares altos, pois estes lhe dão uma visão estratégica, de onde é possível controlar tudo o que acontece no ambiente, e na simbologia do signo de Capricórnio encontramos a mesma relação. Para deixá-los felizes, é sempre bom disponibilizar um acesso ao alto dos armários e guarda roupas.
Os gatinhos capricornianos são muito comprometidos com quem amam. Equilibram o gosto pela atenção e carinho com a necessidade de passar algum tempo sozinhos. Deve ser sempre estimulado a participar das atividades da casa para que não fique muito introspectivo e isolado. São em geral prudentes e cuidadosos, e apreciam visitas desde que as pessoas mantenham a tranqüilidade e quietude do ambiente onde se encontra.

Aquário - 21/1 - 19/2

Característica felina que fica destacada: A independência.

A independência felina, tantas vezes confundida com indiferença, é uma forte característica do signo de Aquário. O gato é um animal que sabe amar e ser amado sem se tornar submisso, e este é um de seus maiores enigmas.
Gatos aquarianos adoram atividades em grupo. Precisam de outros felinos para se sentirem completamente felizes, pois valorizam demais as amizades, e adoram a companhia de humanos também. O temperamento é elétrico e gostam de tudo que é novo. Brinquedo novo, arranhador novo, descobrir novos lugares para dormir... Novidade é com eles mesmos, que geralmente acabam deixando de lado o que já é velho ou usado. São muito livres e desprendidos.

Peixes - 20/2 - 20/3

Característica felina que fica destacada: O “nadismo”.

A arte de não fazer nada, uma verdadeira especialidade zen felina, pode ser associada ao signo de Peixes. Gatos exercem como poucos a atividade da contemplação. Muitas vezes parecem conectados a um mundo místico e transcendente, pelo simples prazer de existir.
Gatos piscianos em geral são muito doces e afetivos. Para eles tudo está bem, são adaptáveis e tranqüilos. Isso não significa que você possa destratá-los ou ofendê-los: eles são bastante sensíveis e certamente ficarão magoados. Entretanto, acabam perdoando se você os enche de beijos e carinhos. São gatinhos divertidos, às vezes um tanto confusos e ingênuos.

Por Giane Portal - gianeportal.wordpress.com

E então? O signo do seu gato corresponde à sua personalidade? Deixem o vosso comentário!

domingo, 22 de abril de 2012

Alergia a gatos

Imagem retirada de: i--love--cats.blogspot.com

Como todas as reacções alérgicas, as alergias a animais de estimação são reacções do sistema imunitário a uma substância prejudicial.
No entanto, e ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, a maior parte das alergias a gatos não se devem ao pêlo dos bichanos, mas sim a uma proteína libertada pela sua saliva (fel d 4) ou segregada pela sua pele, pelas glândulas sebáceas (Fel d 1).
Este é um dos conceitos errados mais comuns sobre as alergias a gatos.
Devido aos seus meticulosos hábitos de higiene, os gatos passam uma boa parte do seu tempo a lamber o pêlo, o que espalha essas substâncias alérgenas sobre toda a pelagem. Quando o pêlo seca, as substâncias alérgenas descamam e libertam-se ao menor movimento, espalhando-se por toda a casa e aderindo a qualquer superfície - tapetes, móveis, roupa... Por serem tão leves, esses alérgenos podem ser transportados e encontrados em locais onde o gato nunca esteve, tais como escritórios, carros ou aviões.
A alergia a gatos é mais frequente que a alergia a cães, especialmente pelos seus hábitos de higiene e porque não são tão frequentemente sujeitos a banhos.
Estas substâncias alérgenas são produzidas em maior quantidade por machos não esterilizados, uma vez que a libertação destas proteínas está parcialmente interligada com o funcionamento hormonal. Outra razão é o facto destes machos não esterilizados procurarem com frequência o exterior, trazendo depois agarradas ao pêlo muitas destas substâncias alérgenas.
Alguns dos sintomas destas alergias nos humanos passam por espirros, congestão e/ou corrimento nasal, comichão no nariz, dificuldades repiratórias, olhos vermelhos, inflamados e lacrimejantes, tosse, entre outros.
Há, no entanto, estudos que provam que crianças que têm animais de estimação, desenvolvem uma maior capacidade de resistir e combater as alergias do que as crianças que nunca tiveram animais.

Mitos e conceitos errados

Já vimos que o maior mito errado é o de pensar que a alergia é causada pelo pêlo do gato, quando na verdade é causada por alérgenos da sua saliva, glândulas sebéceas ou mesmo alérgenos presentes no ambiente e que se agarram ao pêlo dos animais de estimação.

Outro erro comum é o facto dos animais de pêlo longo causarem mais alergias que os de pêlo curto. O que pode acontecer é que os animais de pêlo longo transportam mais alérgenos do que os de pêlo curto, pois tocam em mais locais contaminados e juntam mais partículas, tais como pólen, poeiras e germes de mofo. Isto também acontece com os humanos de cabelo comprido...
A cor do pêlo também não tem qualquer influência no que respeita a provocar alergias.

Outro conceito errado é o do animal hipoalergénico, ou seja, pensar que há raças de animais que não provocam alergia. Uma vez que as substâncias alérgenas estão presentes no ambiente e se aderem a qualquer superfície, todos os animais provocam alergia. Visto que os gatos possuem os alérgenos na pele e saliva, todas as raças de gatos provocarão alergia.


Imagem de: allergiestocatsrelief.com


Controlar os sintomas da alergia

Apesar de haver várias maneiras de controlar e minimizar os sintomas da alergia, estes nunca desaparecem por completo. Para controlar os sintomas da alergia, a melhor forma é eliminar o foco do problema, ou seja, as substâncias alérgenas.
Se não tiver nenhum animal de estimação em casa, não adopte nenhum que não seja um peixe ou uma tartaruga. Todos os animais com o corpo revestido de pêlo ou penas são portadores e transmissores de substâncias alérgenas.
No entanto, se já possuir algum animal de estimação, poderá seguir estes conselhos para que não tenha de arranjar novo dono para o seu companheiro de quatro (ou duas) patas.
  1. Comece por não deixar o animal entrar no seu quarto ou dormir na sua cama. Desta forma diminuirá a quantidade de substâncias alérgenas nessa divisão, o que lhe poderá proporcionar um sono mais descansado. Coloque a cama do seu bichano num local sossegado, mas fora do seu quarto.
  2. Substitua todas as alcatifas de casa por chão de tijoleira ou madeira tratada (tacos ou flutuante) e acabe com tapetes ou carpetes, visto ser nos tecidos que há maior acumulação de alérgenos.
  3. Lave com frequência todas as cortinas, cobertores, lençóis e tapetes que tenha de manter. Se possível utilize edredons de tecido sintético, anti-alérgicos, fáceis de lavar.
  4. Durante a limpeza da casa, evite espanadores e panos secos. Utilize toalhitas húmidas para não levantar o pó e utilize o aspirador, de preferência com filtros HEPA. Se possível, limpe a sua casa com uma máquina de vapor.
  5. Utilize desumificadores no Inverno, que evitarão a criação e acumulação de substâncias alérgenas.
  6. Lave a cama do seu gato com bastante frequência, de preferência uma vez por semana. Evite mantinhas peludas e prefira tecidos de secagem rápida.
  7. Forre as cadeiras e sofás com um tecido impermeável e lave esses forros com frequência.
  8. Não deixe o seu gato dar passeios no exterior para que não traga para casa mais substâncias alérgenas agarradas ao pêlo, como pólen, poeira, germes de mofo...
  9. Dê banho ao seu gato, limpe o seu pêlo com toalhitas próprias para animais de estimação e escove o seu pêlo para se livrar dos alérgenos indesejáveis, lavando a escova de seguida. Actualmente existem no mercado produtos próprios para manter o pêlo do seu animal limpo e livre dessas substâncias.
  10. Lave as mãos sempre que tocar no seu gato, antes de tocar nos olhos ou nariz.
Se seguir os conselhos descritos nos 10 pontos anteriores, não preciserá de arranjar novo dono para o seu bichano, pois os sintomas diminuirão de forma significativa. Poderá ter uma vida normal e usufruir da companhia do seu gato durante muitos e longos anos. E lembre-se:
NUNCA ABANDONE O SEU ANIMAL!

sábado, 21 de abril de 2012

Livro “Anjos com patas” conta histórias comoventes de resgates de animais








Foto: Reprodução/PrensAnimalista










São 16 lindíssimas histórias de resgates de cachorros em situações de risco que, graças a homens e mulheres que decidiram salvá-los, tiveram suas vidas transformadas para sempre. As informações são da PrensAnimalista.
No livro “Anjos com patas” (Ángeles con Patas em espanhol), lançado pela editora Grijaldo, a jornalista argentina María Victoria Gaiardelli reúne cada sentimento e instante em biografias de cães heroicos, humilhados, abandonados, sobreviventes de um mundo que lhes é hostil mas que, finalmente, são resgatados e salvos.
O livro, disponível somente na Argentina, nos emociona e nos faz refletir acerca de quem, afinal, resgatou quem em cada um destes relatos e nos mostra como esses seres tão especiais se transformam em autênticos guardiões de todos aqueles que cruzam seu caminho.
O vínculo que se estabelece entre homens e cachorros costuma ser de profundo amor e grande dedicação. No entanto, há milhões de animais em situação de abandono por todo o mundo. Quem os cuida? Quem se encarrega de protegê-los? Giardelli nos conta nesse livro belíssimas histórias que, sem dúvida, motivarão mais e mais pessoas a mudar a vida de um animal que vive em sofrimento.
Biografia da autora
María Victoria Gaiardelli mostrou desde muito pequena uma grande sensibilidade pelos animais, no entanto, o destino a levou para o mundo da comunicação. Graduou-se em 2002 como jornalista, profissão que se transformou em seu meio de vida. Sua formação a capacitou a contar todo o tipo de história.
Em 2007, teve a oportunidade de se aproximar de sua verdadeira paixão: os animais. Assim, foi como deixou para trás 12 anos de trabalho em diferentes meios para fazer parte do programa de televisão VETv, espaço que lhe permitiu divulgar sua mensagem mais valiosa: a de respeito e cuidado com toda espécie animal. Motivada, cada vez mais, por este fascinante mundo, em 2012 completou o curso de “Enfermagem Veterinária”. Hoje, sua vida se divide entre o trabalho como produtora de jornalismo do “VETv”, o trabalho como assistente de uma prestigiada veterinária, os resgates de animais abandonados – sua grande missão – e a escrita, maneira que encontrou para fazer com que seu legado crie raízes e floresça em cada um de seus leitores.