domingo, 15 de abril de 2012

SOCIALIZAÇÃO DE CÃES E GATOS


OBJETIVO
É importante compreendermos que aula de socialização não é o mesmo que treinamento de obediência. O benefício de se socializar o animal, bem como habituá-lo à diferentes estímulos como ir ao veterinário, interagir com pessoas e outros animais da mesma espécie ou espécies diferentes, ajuda a evitar problemas comportamentais na vida futura do indivíduo adulto. Outro benefício da socialização é educar o proprietário quanto à correta conduta com seu cão ou gato diante das mais diversas situações do cotidiano.


QUANDO COMEÇAR?
Há certa discordância quanto à idade ideal em começar este tipo de atividade pela questão das imunizações. De forma geral, se o animal começou a receber as vacinas na idade apropriada, ou seja, com 6 semanas de idade, então o filhote já pode ir pra escola com mais ou menos 12 semanas de idade. É importante ressaltarmos que além das vacinas, há outras condições a serem consideradas como:
- Os animais não devem apresentar sinais como diarréia, corrimento nasal ou outros sinais respiratórios como tosse e espirros, problemas de pele.
- Se seu filhote foi exposto à outros animais com doenças infecciosas, mesmo que não estejam apresentando sinais, não devem ir às aulas.
- Cães devem ter recebido a primeira vacina contra cinomose, parvovírus e hepatite pelo menos 10 dias antes da primeira aula.
- Gatos devem ter recebido a primeira vacina contra calicivírus, panleucopenia e rinotraqueíte 10 dias antes das aulas, bem como testarem negativos para FIV/FELV.

EXEMPLO DE ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO
Aula 1 - O filhote é segurado por várias pessoas, bem como suas patas e dedos são tocados, o pêlo é escovado, o animal recebe um caldo de carne ou peixe em uma seringa. O que o proprietário está aprendendo também? Como cortar as unhas do seu animal, como administrar medicamentos via oral, como escovar e tratar do pêlo do animal. Aproveite para discutir com o prorietário as questões báscias como manutenção da caixa de areia, banhos, dieta, o poste para o gato arranhar, primeiros socorros.

Aula 2 - Interação entre indivíduos da mesma espécie, possibilitando ao animal aprender a ler o outro (linguagem corporal), brincando, exercitando limites, comunicação.

Aula 3 - Interação com animais de espécie diferente, como por exemplo cão com gato, gato com coelho, etc. O quanto mais cedo este contato positivo for estabelecido, melhor será o relacionamento entre os indivíduos adultos.

Aula 4 - Visita ao veterinário, mas desta vez somente como passeio, ir à clínica para ganhar um biscoito, ou um brinquedo novo, interagir com o médico de forma positiva, acostumar-se com o jaleco branco bem como com os odores característicos do ambiente da clínica, sem associar os mesmos com injeções ou outros estímulos dolorosos. Torne a saída de casa uma atividade recreativa.

Aula 5 - Caminhar na praça, ver outras pessoas, carros, sons característicos do ambiente urbano. Não tire seu cão de casa somente para ir ao veterinário, leve-o para passear todos os dias. Exponha-o à pessoas com deficiências físicas para que no futuro ele não ataque alguém na cadeira de rodas, ou com muletas.


Estas são somente algumas das atividades envolvidas nas aulas de socialização, um plano de aula deve ser montado de acordo com as possibilidades do grupo.

Mantenha ordem na sala de aula! Animais hiperativos ou de temperamento mais energético, podem ser colocados de castigo durante as aulas. Mas como? Se o indivíduo está muito agitado, pulando em todos, perturbando os outros animais, somente retire-o do ambiente e segure-o por alguns minutos, ele logo entenderá que para permanecer na brincadeira deve acalmar-se e portar-se de acordo. Aqueles indivíduos muito tímidos, com medo dos outros animais, às vezes faz-se necessário participar das aulas fora do círculo, somente observando, até que a desensibilização ocorra.


EXEMPLOS DO QUE NÃO FAZER????
- Não coloque o animal de costas no chão na tentativa de ensiná-lo que você é o dominante, isto só o ensinará a ter medo de você, levando a problemas de comportamento no futuro.

- Não puna-o se ele urinar ou defecar durante a aula, muito menos esfregue o nariz dele nos escrementos.

- Não utilize suas mãos para brincar provocando-o a morder você, isto o ensina que morder e arranhar as mãos dos outros é apropriado.
- Não grite com o animal durante as interações, você somente assustará aos outros.

CONCLUSÃO
Um animal que cresce dentro de uma bolha, trancafiado dentro de casa, é uma bomba relógio, pronta para explodir ao primeiro estímulo negativo.
O processo de desensibilização à estímulos do dia a dia evita problemas eminentes no futuro.
Um animal sociável é um animal feliz. Atividades de socialização são a vacina contra distúrbios de comportamento na vida adulta do animal de estimação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário