Por Carlos Lima (da Redação)
De acordo com uma matéria publicada na BBC, cães e gatos têm em seu passado algo em comum – pelo menos quando se trata de saciar sua sede.
Até agora se pensava que eles usavam diferentes técnicas para beber: para felinos uma lambida elegante; para caninos uma concha desordenada.
Mas os cientistas têm mostrado que esses animais usam o mesmo tipo de equilíbrio entre a inércia e a gravidade para colocar os líquidos em suas bocas.
Gatos versus cães
Em 2010 um estudo na revista Science revelou a mecânica de como é a lambida do gato.
Usando câmeras de alta velocidade cientistas filmaram quadro a quadro o gato enquanto ela bebia.
Eles descobriram que quando a língua do gato entra em contato com a água, a mantém presa em sua língua. Então quando ele puxa a língua em direção à sua boca isto cria uma coluna de água graças à inércia, isto quer dizer que o liquido tem a tendência de se mover em direção para onde está sendo puxado.
Finalmente quando a coluna de líquido está no seu ponto mais alto – e antes da gravidade forçá-lo a voltar para baixo – o gato fecha a mandíbula e captura o liquido.
Enquanto os gatos foram estudados quanto a sua mecânica para absorver líquidos, os autores achavam que os cães com sede simplesmente pegavam a água com suas línguas como se fossem conchas.
Mas agora foi revelado que os cães são tão sofisticados quanto os gatos na hora de beber.
A única diferença entre os cães e gatos é o fato de que os gatos tendem a não passar da superfície do líquido com suas línguas enquanto os cães penetram fundo com suas línguas dentro dos líquidos.
Foi constatado que os gatos fazem menos bagunça para beber. Eles sempre gostam de estar asseados, limpos e de se manterem arrumados. Eles colocam a língua sobre a superfície do líquido e desta forma não fazem bagunça.
Cães por outro lado são um pouco mais bagunceiros – eles não têm preocupação com o fato de espalhar líquido em volta e de fazer um pouco de bagunça.
A surpreendente semelhança entre cães e gatos revela que um ancestral comum a ambos usava esta mesma técnica para beber.
Clique aqui e veja dois vídeos mostrando em detalhes a forma como esses animais ingerem líquidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário