sexta-feira, 1 de junho de 2012

3 formas de fazer exercício físico com o seu gato


Gato a brincar com um fio colorido
Um estudo recente diz que cerca de 35% dos animais de estimação – gatos incluídos – têm peso a mais e que o exercício físico é fundamental para combatê-lo e fomentar um estilo de vida mais saudável para os amigos de quatro patos. Confesso que não há nada que goste mais do que dormir uma soneca ao sol, mas também sei que a atividade física é importante, para mim e para o meu dono, por isso, vamos fazer exercício juntos?
  • Sessão cardio-cat: uma boa sessão de exercício físico implica aumentar o ritmo cardíaco, nem que seja por alguns minutos (sim, porque eu não aguento muito mais do que isso!). Enquanto o dono do gato salta à corda ou simplesmente imita esses movimentos, deve fazê-lo com uma pequena lanterna na mão apontada para uma parede vazia. À medida que salta, os pontos de luz são refletidos na parede e eu vou divertir-me e queimar calorias ao saltar e tentar trepar a parede. Uuufff, cansativo!
  • Pesos miau: os gatos vão adorar este exercício físico! O que tem de fazer o dono? É simples – basta atar um pequeno brinquedo ou outro artigo leve aos seus pesos e enquanto os levanta (e trabalha esses belos braços que me dão colo todos os dias!) eu vou saltar atleticamente para alcançar esse brinquedo com as minhas patas. Vamos ver quantas repetições vamos conseguir fazer!
  • Abdominais felinos: não, não vamos trabalhar os meus abdominais, mas sim os seus! Vou explicar: enquanto o meu dono faz abdominais, deve segurar uma pequena lanterna em cada mão, lançando a luz para uma parede vazia. À medida que faz os movimentos de sobe e desce que os abdominais requerem, eu vou divertir-me a correr e a saltar para tentar “apanhar” as luzes. Isso é que vai ser ficar em forma!

DICAS EXTRA

Admito, prefiro mil vezes estar a dormir no meu cesto, do que cansar-me a fazer exercício físico, mas faço tudo pelo meu dono porque sei que ao incentivar-me a exercitar um bocadinho todos os dias, também está a olhar pelo meu bem-estar. No entanto, aviso que podem ser necessárias algumas tentativas falhadas até eu ceder e calçar as minhas sapatilhas! Depois disso, tenho a certeza que nos vamos divertir muito, enquanto passamos tempo de qualidade juntos. Porém, os donos que fazem exercício físico com os seus gatos devem ter em atenção os seguintes aspetos para que tudo corra da forma mais saudável possível:
  • Não gostamos de fazer exercício físico quando está muito calor, por isso, o ideal é de manhã ou no final da tarde. Agradecemos a compreensão!
  • No final de qualquer tipo de exercício físico, os gatos gostam, tal como os humanos, de beber um pouco de água – a hidratação é tudo e ajuda a manter o nosso pelo brilhante e sedoso.
  • Os gatos não suam, mas temos uma respiração mais ofegante quando sujeitos a exercício físico – se parecer que estamos com dificuldades respiratórias é melhor parar imediatamente a atividade. Outros sinais de alerta incluem dificuldade em acompanhar o dono e a própria atividade física, língua e gengivas muito vermelhas, uma postura letárgica, seja de pé, sentado ou deitado – nestes casos recomendamos que ligue ao Dr. Veterinário o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário