domingo, 14 de outubro de 2012

Razões que levam o seu gato a não utilizar a caixa de areia


Normalmente, desde pequenos, os gatos são bastante asseados e não fazem as suas necessidades noutro local a não ser na caixa de areia.
No entanto, por vezes pode acontecer que o gato faz as suas necessidades fora da caixa de areia. Não significa que o bichano não é asseado... As razões são diversas e podem indicar um problema passageiro ou algo mais sério.
Imagem retirada de: conscienciapet.blogspot.com
   1 – O GATO NÃO É CASTRADO

Gatos não castrados têm necessidade de marcar território por meio da urina. Os machos costumam marcar o seu território mais freqüentemente que as fêmeas e começam a fazê-lo por volta dos 8 meses de idade. A marcação de território pode ser estimulada pelo aparecimento de uma macho na zona, por exemplo. Mesmo que o gato não saia de casa, o animal pode conseguir ouvi-lo ou avistá-lo da janela. A marcação de território é mais frequente nas alturas do cio. As fêmeas pretendem atrair machos e os machos atrair fêmeas.
A urina utilizada para marcar o território geralmente é espalhada de forma diferente da urina que resulta de um “xixi” normal. Ao marcar o território, os gatos pretendem espalhar a urina o mais alto possível e numa extensão maior. Assim, as poças que encontra concentradas no chão não são, muito provavelmente, resultantes da marcação do território. Estas são geralmente feitas contra algo vertical e caso seja feito no chão é deixado um carreiro o mais extenso possível.
Assim, se o seu gatinho ou gatinha ainda não é castrado, está na altura de marcar a cirurgia, que resolve em média 90% destes casos. Contudo, a castração/esterilização deve ser feita antes deste comportamento aparecer para obter melhores resultados. O cheiro da urina do gato é bastante intenso e apesar de o gato já estar castrado, o cheiro no sofá pode atraí-lo e levá-lo a urinar no mesmo sítio. Caso castre/esterilize o animal, depois de este já ter começado a marcar o território, deverá ter o cuidado de remover qualquer cheiro a urina. Aplique cheiros ácidos, mas não tóxicos, na zona, como por exemplo sumo de laranja ou limão. Evite limpar a área com detergentes amoniacais, pois estes atraem os gatos levando-os a urinar!


2 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ SUJA

Como já dissemos aqui, os gatos evitam usar uma caixinha de areia que está suja. As fezes devem ser retiradas, no mínimo, 1 vez por dia. Tente aumentar a frequência da limpeza da caixinha e veja se há algum resultado.

3 – A QUANTIDADE DE CAIXAS DE AREIA É INSUFICIENTE

Nem todos os gatos gostam de dividir a caixinha de areia. Os gatos são animais territoriais e já aceitam partilhar a casa com outro felino, mas na grande maioria dos casos não toleram partilhar a caixa de areia. As caixas devem estar em locais separados. Se colocar duas caixas seguidas, é, para os gatos, o mesmo que ter apenas uma. Se tem mais de um gato, experimente acrescentar uma outra caixinha, para verificar se é esse o problema.

4 - A CAIXA DE AREIA É INADEQUADA

Pode ser que a caixa de areia seja muito pequena para o seu gato, e ele se sente desconfortável nela. Gatos precisam de uma caixa em que haja espaço suficiente para girar e escavar. Invista numa caixa de areia maior.

Imagem retirada de: revista.penseimoveis.com.br
 
5 – O GRANULADO É INADEQUADO

Há gatos que detestam areias perfumadas. Outros gatos detestam sílica. Tente mudar o tipo de granulado que você usa, até encontrar um que agrade o seu bichano. Se pretende alterar o granulado, peça amostras para testar a reação do seu gato, ou compre primeiro as embalagens mais pequenas.

6 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ NUM LOCAL BARULHENTO OU DE DIFÍCIL ACESSO

No estado selvagem, fazer as necessidades coloca os gatos numa situação de vulnerabilidade. Por este modo, o seu instinto leva-os a procurar locais resguardados e recatados para fazerem as suas necessidades.
Evite colocar a caixinha de areia ao lado da máquina de lavar roupa, ou ao lado de objetos que façam muito barulho e que possam assustar o seu gato quando ele estiver a fazer as necessidades. Além disso, nem todos os gatos gostam de subir ou descer escadas para fazer xixi. O local da caixa também não deve estar próximo de cheiros fortes considerados desagradáveis para os gatos.
Os gatos também são influenciados por más companhias, mas neste caso são os residentes de casa que o possam estar a bloquear o acesso à caixa de areia. Uma criança ou um outro gato ou cão podem estar incomodar o gato enquanto ele faz as suas necessidades ou incomodá-lo quando ele se dirige para a caixa. Observe o gato quando ele se dirige para a caixa de areia e observe se há algo no seu caminho.
Experimente mudar o local da caixinha de areia.

7 – A CAIXINHA DE AREIA ESTÁ MUITO PRÓXIMO DA COMIDA

Evite deixar as taças de comida e a caixinha de areia na mesma divisão. Se isso não for possível, coloque-os em paredes opostas, nunca lado a lado.

8 – O CHEIRO DOS PRODUTOS DE LIMPEZA ESTÁ MUITO FORTE

Gatos podem evitar a caixinha se sentirem nela o cheiro de desinfectantes ou de outros produtos de limpeza. Assim, não se esqueça de enxaguar bem a caixinha de areia, para retirar os vestígios dos produtos usados na lavagem.

9 – HOUVE ALGUMA MUDANÇA RECENTE NA ROTINA DA CASA

Os gatos são animais de rotina e entram facilmente em stress quando há mudanças significativas em casa. A mudança de hábitos deixa-os desorientados e podem mesmo ficar deprimidos. A chegada de um novo gato ou de uma nova pessoa na casa pode ser bastante stressante para o seu gatinho. Por estar nervoso, o gatinho pode fazer as necessidades fora do lugar.
Férias dos donos ou mudança dos hábitos de trabalho, passando menos tempo em casa, são outra forma de alterar a rotina dos gatos. Como animais sensíveis que são, convém prepará-los para a mudança.
Algo que os humanos não costumam equacionar quando o gato passa a urinar fora da caixa de areia é o barulho do exterior. Devido ao apurado sentido de audição, o gato é bastante sensível a barulhos vindos do interior ou exterior da casa. Obras na rua ou no apartamento/casa do lado podem colocar o gato em stress. A solução passa por movê-lo para a zona da casa com menos barulho e manter as janelas e portas fechadas para abafar o som.
Tente dar mais atenção ao seu bichano para tentar descobrir a origem do problema.

10 – O GATO ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE

Imagem retirada de: dicaspeludas.blogspot.com
Todas as alterações do padrão de comportamento dos gatos devem ser motivo de preocupação para os donos e razão suficiente para uma visita ao veterinário. Urinar fora da caixa de areia não é excepção. Como não podem falar, alguns gatinhos começam a fazer as necessidades fora do lugar para avisar os seus donos que estão a sentir dor ou que alguma coisa não vai bem. Existem vários problemas de saúde que podem estar associados à eliminação imprópria de urina.
Problemas no trato urinário podem provocar dor ao urinar e o gato vai associar essa dor à caixa de areia, local que costuma usar. Nós sabemos que o problema não é o local, mas o gato não o sabe e vai urinar pela casa até que encontre um local onde possa urinar sem dor. Assim que o gato for tratado, ele volta a usar a caixa de areia normalmente.
Um outro problema pode ser a incontinência nos gatos, que afeta sobretudo os animais idosos. Os gatos com este problema não conseguem controlar a urina e esvaziam a bexiga em qualquer sítio da casa. Espalhar várias caixas de areia pela casa ajuda a reduzir o número de “xixis” em locais impróprios. Nestes casos, pode ser necessário o uso de fraldas.
Por vezes, as caixas de areia estão colocadas em locais altos, acessíveis aos gatos a partir de um salto. Este salto tem um grau de dificuldade mínimo para os gatos saudáveis, mas para os gatos com problemas nas articulações, tais como artrite, os saltos são penosos. O gato deve ser acompanhado pelo veterinário, mas ajuda sempre colocar a caixa de areia ao nível do chão.
Diabetes, hipertiroidismo e outras doenças podem influenciar o sistema urinário do animal e afetar o seu comportamento. O excesso de urina pode fazer com que a caixa de areia fique mais rapidamente suja e o gato pode recusar-se a utilizá-la nestas circunstâncias. Tenha mais do que uma caixa de areia ou limpe-a mais freqüentemente. Mas o mais importante é despistar qualquer problema que possa estar a causar dor ou ameaçar a vida do animal.
Portanto, se você não conseguir identificar a causa do xixi fora do lugar, leve o seu gatinho a um veterinário e reporte o problema, para que ele possa verificar se está tudo bem com a saúde do seu bichano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário